Facetas de Porcelana e Lentes de Contato
Facetas de Porcelana e Lentes de Contato
As facetas de porcelana, assim como as lentes de contato, são finas lâminas de porcelana cimentadas na face frontal dos dentes e podem ser utilizadas quando se há intenção de modificar a cor ou forma dos dentes e corrigir pequenas imperfeições, tais como diastema, dentes quebrados ou desalinhados.
A diferença entre facetas e lentes de contato está na espessura da porcelana. Pode-se dizer que lentes de contato são facetas bem finas e por serem tão finas, são quase transparentes. Portanto, a escolha do tipo de lâmina (faceta ou lente) não é nem do dentista nem do paciente, mas sim do tipo de reparo que precisa ser realizado. Por exemplo, se a intenção for mascarar um dente escurecido, uma lâmina muito fina de porcelana do tipo lente de contato, não é capaz de esconder a cor do dente remanescente, logo será necessário, uma lâmina de espessura um pouco maior, uma faceta.
Em ambos os casos, o tratamento inicia-se com uma longa conversa com o paciente para entender bem quais são suas queixas e suas expectativas em relação ao tratamento. Em seguida, fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias e moldagem ou escaneamento são realizados. Diante de todas essas informações, o planejamento do caso é realizado digitalmente ou por uma técnica chamada de “enceramento diagnóstico”.
Com o planejamento em mãos, uma prova estética provisória chamada de “mock up”, é realizada na boca do paciente. Assim, tanto o paciente quanto o cirurgião-dentista terão uma prévia bastante fidedigna do resultado final do tratamento. Esta fase é bastante importante para que os requisitos estéticos, fonéticos e funcionais sejam avaliados e se necessário, alterados.
Uma vez aprovado o planejamento, os dentes são preparados, ou seja, sofrem um pequeno desgaste, e um novo escaneamento é realizado. A partir de então, o trabalho segue para o laboratório para a confecção dos fragmentos cerâmicos. Durante o período em que o trabalho está sendo executado, o paciente fica com uma provisória já no formato desejado.
Prontas, as facetas ou lentes são provadas e se estiver tudo certo, são instalados na boca do paciente, deixando-o com um sorriso novo e harmônico.
Abaixo temos um exemplo de um tratamento com facetas de porcelana realizada pelo Dr Fabio Kenji Shiratori.
Primeira etapa
Nesta primeira etapa do tratamento são realizadas fotografias e moldagens/escaneamento para iniciar o planejamento através do encerramento diagnóstico ou planejamento digital.
Segunda etapa
Com os modelos e as fotografias é feito um esboço do formato final dos dentes.
Terceira etapa
A partir do planejamento é possível provar o novo formato na boca através do mock-up. Este também servirá como uma faceta provisória após a escaneamento final.
Finalização
Após a moldagem, o laboratório irá confeccionar as facetas/lentes seguindo o planejamento inicial. As facetas/lentes são provadas na boca, e posteriormente cimentadas após a aprovação do paciente e do dentista.
Perguntas Frequentes
Quanto tempo demora para realizar o tratamento com facetas de porcelana?
Depende da quantidade de dentes envolvidos e da complexidade do caso. Como trabalhamos no fluxo digital e o laboratório fica em nossa clinica, o trabalho pode ser realizado em um único dia. Mas a média é de dois a três dias
Preciso desgastar o dente para colocar a faceta de porcelana?
Na maioria dos casos, o desgaste seletivo do dente é indicado. No entanto em alguns casos específicos, existe a possibilidade da confecção da faceta sem desgastar o dente.
Qual a durabilidade do tratamento com facetas de porcelana?
A durabilidade do tratamento com facetas é muito variável entre os pacientes:
• Pacientes com hábitos parafuncionais, tem uma maior chance de fraturar ou lascar as facetas de porcelana, ou de sofrer um desalinhamento da posição dos dentes.
• Pacientes com má higienização ou baixa salivação tem maior chance de infiltrações e cáries entre a porcelana e o dente. O ideal é realizar o acompanhamento com a frequência indicada para cada tipo de paciente. No acompanhamento é recomendado sempre fazer profilaxia dentária.
• Em tratamentos onde o desgate é realizado somente em esmalte, a resistência adesiva é maior, permitindo uma maior durabilidade do tratamento.
Devemos ter em mente que todo tratamento restaurador tem uma durabilidade. E, por isso, o tratamento deve ser realizado focando a maior durabilidade possível.
Qual material é utilizado para confecção das facetas?
Devemos escolher o material com grande resistência e que permita a adesão ao dente. Dentre as cerâmicas odontológicas o dissilicato e lítio e o silicato de lítio reforçado por zirconia, que são os materiais utilizados aqui em nossa clinica.
Qual a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental?
As “lentes de contato”, são facetas de porcelana com uma espessura muito fina, que acabam ficando quase que transparentes. São indicadas somente para pequenas correções no formato dos dentes.
Tenho os dentes desalinhados. Posso fazer facetas ou invés de usar aparelho?
Depende. Se a correção a ser realizada não for muito grande, pode ser possível. Mas, somente um cirurgião-dentista pode avaliar o caso e dizer se é ou não possível.
Quais cuidados devo ter após a instalação das facetas ou lentes de contato dentais?
Os cuidados básicos de higiene diária, como escovação adequada e fio dental, são fundamentais. Também é recomendado, evitar creme dental muito abrasivo. Outros cuidados importantes são, evitar comer alimentos muito duros, não roer unhas, não morder objetos, para pacientes que tem bruxismo ou apertamento, o uso de placa miorrelaxante é imprescindível. Visitas frequentes no dentista para realizar profilaxia são de extrema importância para a manutenção e durabilidade das facetas e lentes.