A Periodontia

A periodontia é a especialidade responsável por cuidar do periodonto, que são os tecidos que circundam, protegem e sustentam os dentes na arcada dentária.

O periodonto pode ser dividido em:

* Periodonto de proteção, que como o próprio nome diz, vai proteger o dente, e é composto por gengiva e mucosa alveolar;

* Periodonto de sustentação, que vai sustentar o dente na arcada, e é composto por osso, ligamento periodontal e cemento.

As doenças periodontais podem afetar somente o periodonto de proteção, como é o caso da gengivite, que é uma inflamação gengival associada à presença de placa bacteriana (também chamado de biofilme bacteriano), e que quando devidamente tratada, o caso se reverte sem grandes prejuízos para o paciente. No entanto, se não for tratada, ela pode evoluir para a periodontite, que é a inflamação dos tecidos de suporte do dente, afetando o periodonto de sustentação, e nestes casos, como consequência de reações inflamatórias e imunológicas induzidas pelo biofilme, ocorre a destruição dos tecidos como o osso, cemento e ligamento de maneira definitiva, ou seja, irreversível, levando à conhecida perda óssea e culminando, quando não tratada a tempo, com o amolecimento e perda do dente.

A doença periodontal está correlacionada com diversas doenças e/ou condições sistêmicas, tais como diabetes, doenças cardiovasculares, partos prematuros e bebês de baixo peso, artrite reumatóide, doenças pulmonares e outras.

Perguntas Frequentes

Minhas gengivas sangram quando eu escovo. É normal?

Não. Gengivas saudáveis não sangram. Quando a gengiva apresenta sangramento é porque existe uma inflamação que, geralmente, está associada a presença de bactérias.

Qual a diferença entre gengivite e periodontite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, que se deposita no sulco gengival quando a higiene não é realizada de forma adequada. Quando a gengivite não é tratada, ela pode evoluir para a periodontite, que é uma inflamação nos tecidos de suporte dos dentes, ou seja, no osso, ligamento e cemento, levando a perda óssea e consequente amolecimento e perda do dente.

Quais são os sintomas da periodontite?

Infelizmente a periodontite pode ser “silenciosa” até um certo estágio. Quando os sinais aparecem, normalmente, a doença já está mais avançada. Os sinais a serem observados são:

- Sangramento gengival durante a escovação, fio dental ou espontâneo;

- Gengivas inchadas, avermelhadas e sensíveis;

- Retração ou recessão gengival;

- Alteração na posição dos dentes;

- Gosto ruim proveniente de pus e secreções;

- Halitose (mau hálito) persistente;

- Dentes com mobilidade.

Como saber se tenho periodontite?

Se você apresentar algum dos sinais da doença ou suspeitar que pode ter, procure um periodontista, pois somente com um bom exame clínico e exames radiográficos é que pode diagnosticar e classificar o estágio da doença.

Quando devo procurar um periodontista?

Na presença de algum dos sinais da doença ou suspeita de que pode ter algum problema gengival, se você for fumante ou se tiver histórico familiar de periodontite, vale a pena consultar um especialista.

Qual tipo de escova de dentes devo utilizar?

Escova bem macia e com cerdas niveladas é o que recomendamos de uma maneira geral, mas somente o seu dentista pode indicar a melhor escova para o seu caso.

Evite as escovas médias e duras, pois agridem as gengivas e os tecidos dentários, podendo causar recessões ou retrações gengivais, desgaste radicular e hipersensibilidade.

flavia-min.jpg

Dra. Flávia Italiani Shiratori

CRO-SP: 85290

  • Graduada pela USP – Bauru

  • Doutorado em Estomatologia e Biologia Oral (área de concentração Biologia Oral) pela USP – Bauru

  • Especialista em Periodontia

  • Implantodontia e Cirurgia Avançada