Ortodontia
A Ortodontia (Aparelho Dental)
A Ortodontia é a especialidade que acompanha e atua no crescimento, no desenvolvimento da face. O tratamento é realizado através de um aparelho dental, corrigindo o mau posicionamento dos dentes e dos ossos da mandíbula e maxila.
Dentes mal posicionados afetam a função mastigatória e estética, além de dificultarem a higienização, o que pode causar a perda precoce do dente por cárie ou por Doença Periodontal.
Nos dias atuais a ortodontia também ganhou um papel importante no tratamento de problemas respiratórios em crianças e adultos quando indicados por especialistas médicos.
Gostaria de realizar a ortodontia através do alinhadores Invisalign?
Perguntas Frequentes
Como saber se preciso usar aparelho ortodôntico?
Se você se sente incomodado com o seu sorriso, tem dentes que estão tortos ou com espaço entre eles, se sente que sua mordida não está encaixada adequadamente, você provavelmente precisa fazer um tratamento ortodôntico.
Qual a idade ideal para consultar um ortodontista?
Aos 6 anos é muito recomendado que se faça uma consulta com um especialista.
Quanto tempo, em média, dura um tratamento ortodôntico?
Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas em linhas gerais um tratamento menos complexo pode durar até 18 meses e casos mais complexos até 36 a 40 meses. Devemos levar em consideração a colaboração do paciente nesses casos.
Qual tipo de aparelho é melhor, fixo ou móvel?
Os dois tipos são bons quando bem indicados. Existem tratamentos que serão mais bem executados com aparelhos móveis e outros com aparelho fixo, o profissional é capacitado para indicar qual o melhor aparelho.
Quais são os tipos de aparelhos que existem hoje no mercado?
São muitos os tipos de aparelhos existentes, mas os mais utilizados são os aparelhos metálicos convencionais, os aparelhos autoligados ( que não necessitam da “borrachinha” para prender o fio ao braquete), os aparelhos estéticos (são de cerâmica e translúcidos, se aproximam muito da cor do dente) e os alinhadores (placas transparentes e removíveis).
Já os aparelhos utilizados em crianças são mais numerosos feitos em acrílico ou aço, o design muda de acordo com cada tratamento.